NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DOS ANAIS DO SIMPÓSIO UNIDESC 

As normas de publicação obedecerão a edição revisada do Manual de Normatização e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste - UNIDESC

Os Trabalhos de Conclusão de Curso e os Relatórios Finais de Iniciação Científica apresentados e aprovados serão publicados nos Anais do Simpósio UNIDESC.

A estrutura do artigo científico deverá respeitar as normas da ABNT (2006), com os seguintes tópicos: Título, Resumo (100-250 palavras), Palavras-chave (3 palavras), Abstract, Keywords, Introdução, Métodos, Resultados e Discussão (esses itens poderão vir separados ou juntos), Conclusões ou Considerações Finais, Referências, Anexos e Apêndices.

Para maiores informações a respeito da formatação, baixe o Regulamento no menu CGTCC e o Apêndice L em Documentos no menu CGTCC.

Abaixo algumas informações sobre os principais tópicos do artigo:

Introdução: aqui o autor deve descrever o “estado de arte” do trabalho de maneira sucinta, citando apenas referências estritamente pertinentes. Nesta seção o autor deve apresentar o problema da pesquisa, apontar e descrever a literatura atual sobre o tema e apresentar a relevância e a justificativa do estudo. Ao final da Introdução, os objetivos do estudo devem ser claramente descritos.

Métodos: nesta seção os procedimentos do estudo deverão ser claramente descritos, de forma que a reprodução do estudo possa ocorrer. É necessário descrever a população estudada, a amostra e os critérios de seleção; definir claramente as variáveis e detalhar a análise estatística, além dos instrumentos. Sempre que o estudo envolver seres humanos, é obrigatória a inclusão de declaração de que todos os procedimentos tenham sido aprovados por um comitê de ética em pesquisa.

Resultados: devem ser apresentados de maneira clara, objetiva e em sequência lógica. As informações contidas em tabelas ou figuras não devem ser repetidas no texto.

Discussão: deve interpretar os resultados e compará-los com os dados já descritos na literatura, enfatizando os aspectos novos e importantes do estudo. Discutir as implicações dos achados e suas limitações, bem como a necessidade de pesquisas adicionais. Incluir recomendações, quando pertinentes (esse tópico pode ser escrito juntamente com os resultados).

Conclusão: as conclusões devem ser escritas levando em consideração os objetivos do trabalho, evitando assertivas não apoiadas pelos achados e dando ênfase igual a achados positivos e negativos que tenham méritos científicos similares. A conclusão não deve conter informações novas que não tenham sido apresentadas e mencionadas anteriormente.

© 2012 NIP - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa | Faculdades Integradas Promove de Brasília